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  • Marcelo Ricacio

Fala aí, Seu T.I.!!!




“-Fala aí, Seu T.I.!”

Sim, é com esta frase que começo a escrever o meu primeiro artigo é um símbolo do que foi um pouco da minha vida no T.I.

Não, a frase não é minha, foi uma das diversas que foram utilizadas para referência para com a área de Tecnologia da Informação por um dos locais onde trabalhei.

Mas, afinal o que é T.I.?

Neste momento, tenho certeza que diversos pensaram: “Eu sei o que é T.I., mas, porque a pergunta?”

E se eu disser que você pode estar errado ou no mínimo enganado sobre o conceito e isto não é um ponto exclusivo de profissionais que não fazem parte do T.I. e sim também de profissionais que fazem parte do T.I.

Em quase 20 anos de profissão observei que muitos profissionais não entendem o real motivo da necessidade do T.I. dentro de uma organização e o mais legal nem os próprios profissionais sabem, mas, calma ninguém tem culpa disso e se quiserem podem apontar a evolução tecnológica, afinal o que era o mundo tecnológico no início dos anos 90 (onde a internet ainda não era difundida publicamente) e o que é hoje, pouco mais de 25 anos depois onde temos todo o “universo” da informação na palma de nossas mãos ou em nossos óculos, não é verdade?

Enfim, não é sua culpa, mas tentarei ao longo desses pequenos artigos desmistificar estes paradigmas (falei difícil), ou seja, facilitar o entendimento de forma simples com foco no âmbito empresarial com algumas pitadas de comportamento pessoal.

Mas vamos deixar de explicações de lado e descontrair um pouco.

Você sabia que para a grande maioria dos profissionais de T.I. um “trauma” (apesar de poucos assumirem isso oficialmente) é ser chamado de menino(a) do T.I.?

“- Sério?”

Sim, principalmente quando em sua empresa possui uma área de T.I. bem “delineada”, pois o que é entendido é que na sua visão para os profissionais da área é que todos que trabalham com T.I. são iguais e fazem as mesmas coisas independente de sua qualificação técnica. Quando o profissional não é da área de Service Desk então…. ishhh… (o que é um preconceito dentro da Tecnologia, afinal Service Desk também exige profissionais com postura qualificada e nem todo mundo é apto em se comunicar bem com o público, primícias deste setor…)

“- E o que eu digo então? ”

Primeiramente, o ideal é entender qual é o real motivo do acionamento do profissional de T.I. e como funciona a estrutura de sua empresa para o acionamento do mesmo, muitas empresas, possuem essas políticas oficiais de acionamento, que pode ser geralmente é executado por e-mail, sistema ou telefone (somente para urgências).

Mais adiante vamos alinhar isso melhor, por hoje é só… espero que tenham gostado…

O pensamento de hoje é do Tio Bill (Bill Gates)…

“A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência.”.

Publicado no linkedin em 16/03/2017

https://www.linkedin.com/pulse/fala-a%C3%AD-seu-ti-marcelo-ricacio-pereira-silva/

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